
Móveis Planejados para Cozinha Ajudam a Ganhar Espaço e Trazem Conforto
Os móveis planejados sob medida ocupam cada milímetro do ambiente e, com isso, tornam-se práticos e cômodos; saiba como estruturá-los em sua cozinha.
Pensar no layout da planta, nos leva a começar a imaginar nossa cozinha dos sonhos.
Geralmente, a cozinha é um local de grande movimentação e, por isso, uma circulação bem pensada ajuda a dar funcionalidade e, ainda, reduz as chances de esbarrões e acidentes mais graves.
O recomendável é ter um espaço que seja suficiente e possibilite caminhar com conforto, inclusive quando as portas dos eletrodomésticos estiverem abertas.
Com o auxilio de um consultor/projetista de uma loja comprovadamente tradicional, teremos uma grande facilidade e economia. Facilidades, pois esses projetistas são, na maioria das vezes, capacitados pela própria indústria, além de terem experiência, cuidando dos mínimos detalhes.
Economia: antes de rebocar, você consegue deixar o seu layout do jeitinho que você quer, se fizer depois e quiser fazer qualquer alteração, vai envolver custo de material, pedreiro e desgastes.
Na hora de dispor os móveis, é importante prestar atenção nas áreas de armazenamento, preparo e cocção, considerando a triangulação dos três itens principais: fogão, cuba e a geladeira. A ideia é que esses elementos fiquem próximos, tornando o dia a dia mais prático. Para isso, existem diferentes layouts, que variam de acordo com o perfil de cada projeto. No caso das plantas lineares, pia, fogão e geladeira são dispostos em uma mesma parede – e, com isso, o local fica similar a um corredor. Já na distribuição em U, os elementos ficam organizados em paredes diferentes. O layout em L, por sua vez, traz dois itens em uma mesma parede e o terceiro na lateral.
Apesar disso, a posição de todos os itens também vai depender da metragem disponível. Sempre importante lembrar-se da localização dos pontos de elétrica e hidráulica, que devem considerar previamente o lugar de eletrodomésticos, cuba e outros acessórios.
Pensar nos móveis parece um bicho de sete cabeças, pois onde vou colocar cada material de maneira que fique pratico e maravilhoso, sem falar do preço. Então, com tantas lojas e marcenaria, apostar em móveis planejados é a melhor solução.
Em um primeiro momento, o consumidor pode notar a diferenças nos preços em comparação entre lojas e marcenarias, mas cada projeto tem sua particularidade, por mais que se assemelhem.
Porém, por ser um mobiliário fixo e de longa duração, pense que no mínimo são 10, 15 anos de investimento, por isso vale a pena procurar uma empresa solida, idônea.Em relação aos armários, uma sugestão é deixar o desenho externo o mais clean possível. Nas gavetas mais rasas, deve-se guardar utensílios e, nas mais profundas, armazenar panelas e frigideiras, objetos que chegam a ocupar mais espaço.
Outra dica interessanteé optar por prateleiras abertas para acomodar temperos, pratos, copos, jarras e outros itens de uso contínuo no dia a dia. Plantinhas também são bem-vindas nesses espaços.
Peças de pouco uso, no entanto, não devem ficar expostas, pois é um local que, geralmente, acumula gordura e poeira com mais facilidade.
Os móveis sob medida ainda ajudam a esconder alguns itens não tão desejados e que, às vezes, ocupam espaço sobre a bancada. É o caso, por exemplo, do escorredor de louça, que pode ficar escondido na parte superior do móvel, ou da lixeira, geralmente embutida na bancada.
Outra boa ideia é adotar armários com portas de correr espelhadas que, além de esteticamente interessantes, eles criam a ilusão de um ambiente mais espaçoso.
Para economizar espaço, vale também optar pelas cubas multiusos. Alguns modelos oferecem acessórios como escorredores para lavar frutas e legumes e tábuas de corte para o pré-preparo dos alimentos. Dessa maneira, a área ocupada pela cuba funciona como uma extensão da bancada.
No caso dos puxadores dos armários, é importante prestar atenção e evitar as opções que acumulam gordura e são difíceis de limpar – como é o caso dos modelos de cava. Como sugestão, prefira os que possuem desenho linear e versões embutidas, que deixam os moveis clean e são de fácil manutenção.
Não há regras e proibições ao escolher o estilo e as cores do mobiliário. Afinal, o estilo precisa combinar com a personalidade e com os gostos pessoais de todos os moradores. Entretanto, a dica das arquitetas é evitar o mobiliário que caia no lugar comum. Isso porque o ambiente, hoje em dia, faz parte da área social da casa e é sempre importante fugir do visual convencional – inclusive quando for escolher os tons dos móveis planejados para cozinha.