Dicas da Larofi

Saiba como Ter um Home Office Personalizado

Ter um cantinho para estudos e trabalho em casa faz toda a diferença, mas desde que seja funcional e produtivo. Para ter um ambiente útil e organizado, alguns cuidados devem ser tomados.

Com a volta às aulas e o início do ano, nada melhor do que preparar um cantinho especial para estudar e trabalhar em casa, não é mesmo? Apesar de parecer intuitivo montar o seu próprio escritório, se o espaço não for bem planejado e preparado, o sonho do home office pode não funcionar.

Espaço

Nem todo mundo dispõe de um quarto ou espaço exclusivo para o home office. Se esse for o seu caso, opte por ambientes mais tranquilos para dividir as funções. Boas opções são utilizar espaços como debaixo das escadas, varandas ou mesmo cantinhos do quarto. Mas, de qualquer maneira, é muito importante que seja um ambiente sem muito movimento na casa, para não tirar a concentração.

 

home office personalizado 1

Organização

Invista em prateleiras, gavetas e armários. Eles, sem dúvida, são ótimas opções para manter tudo no lugar. Caso não caiba muito mais do que a prateleira e a cadeira, a dica é investir em caixas. Podem ser (caixas) coloridas e cestos que, além de manter livros e materiais organizados, são de fácil manuseio e deixam o ambiente mais descolado.

Iluminação

Se tiver janelas, aproveite! Luz natural combinada a um projeto de iluminação fria com luz branca é o ideal. Leve em consideração completar com luminárias, lustres de chão ou pontos de luz no teto. A dica é não esquecer que o foco de luz deve estar direcionado para a bancada, na frente de quem senta, para não fazer sombra. 

Somente o necessário!

Além dos itens necessários, como bancada, cadeira e iluminação, nenhum home office funciona bagunçado. Por isso, jogue fora tudo que não for mais útil, pode ser aquela caneta sem tinta e até os livros e papéis antigos. Para aumentar a produtividade, deixe à mão o que é fundamental, como cadernos, estojo, livros e notebook. 

Esconda os fios

Ainda para manter a concentração, a instalação apropriada de luminárias, computadores e impressoras fazem toda diferença. Os fios não devem ficar aparentes ou atrapalhar a circulação. Tomadas próximas, espaço adequado para a movimentação da cadeira e gavetas impactam diretamente no campo de visão e concentração.

home office personalizado 2

Personalize

Ter itens que remetem ao seu estilo fará com que você se identifique e sinta-se mais estimulado. Por isso, invista em miniaturas de personagens, pôsteres ou até porta-retratos de algum momento especial. 

CORES

É incontável o número de livros que falam sobre como aumentar a produtividade no escritório. Em todos, uma dica se repete: pinte a parede. A cor do ambiente exerce um poder sobre a sua energia, criatividade e foco.

Se o seu ambiente de trabalho é grande e abriga uma equipe, a melhor opção é pintá-lo de azul. A cor promove sensação de confiança e ajuda na comunicação. Além disso, em momentos de tensão, o tom ajuda a manter a pressão sob controle. Se você trabalha em busca de grandes ideias, aposte no verde. Essa cor traz harmonia e impulsiona a criatividade. 

Em algumas situações, as cores mais quentes são recomendadas. Por exemplo: vermelho é uma excelente opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde. O tom estimula a atividade cerebral. Já o laranja é indicado para aumentar o entusiasmo e energia do local.

home office personalizado 3

Azul

Acalma

Promove a confiança, comunicação e eficiência

Ajuda a controlar o ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração

É indicado para salas de reuniões e para espaços de orientações.

Amarelo

Induz ao otimismo

Estimula e energiza

Em excesso, pode causar ansiedade e estimular crises de temperamento

É indicado em um mix com outras cores para estimular energias em espaços criativos.

Laranja

Estimula a paciência

Impulsiona a criatividade

Cria entusiasmos

Assim como o amarelo, é indicado para misturar com outras cores e melhorar a energia do ambiente.

Vermelho

Aumenta o ritmo cardíaco

Estimula a atividade cerebral

Aumenta o apetite

Indicado para espaços onde as pessoas trabalham até tarde e ambiente voltados para atividades físicas.

Verde

Impulsiona a criatividade

Inspira a inovação

Promove harmonia e equilíbrio

Reduz a ansiedade e o desgaste visual

Indicado para espaços inovadores, onde computadores são usados com frequência e também salas de reunião.

Cinza

Uma cor psicologicamente neutra

Gera falta de confiança

Indicado para combinar com cores quentes, como o vermelho e amarelo.

Branco

Cria senso de espaço, principalmente se o local possui muita luz natural

Promove a criatividade

Indicado para espaços de trabalho criativos

Dicas para criar um ambiente de trabalho de alto impacto

1. Cores com alta saturação são mais estimulantes. Aposte nos tons primários para a psicologia: vermelho (corpo), amarelo (mente), azul (autoconfiança) e verde (emoções).

2. Ambientes monocromáticos podem criar uma atmosfera de pouco equilíbrio. Misture! Mas, ao invés de montar um arco-íris. Escolha duas cores e combine-as, assim o estimulo de cada uma é melhor aproveitado.

3. Atenção para os tons! Vermelho é uma ótima ideia para espaços de negociações. E amarelo é uma boa escolha para melhorar o foco e direção.

4. Texturas também são boas opções. O brilho das paredes aumenta a energia dos ambientes.

5. Para diferenciar seu home office dos outros espaços da casa, escolha uma cor diferente para o ambiente.

Image
Image
Image
Image
logo

Central Larofi: Celmar Salto Móveis Planejados 
Rua Joaquim Nabuco, 338 - Centro 

     Salto      Itu     Porto Feliz 

logo
Image

     Salto      Itu     Porto Feliz 

©2019 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro