Dicas da Larofi

Escolha o Papel de Parede Ideal para Sua Casa

Aprenda como escolher o papel de parede ideal para a sua casa e saiba como combinar cores e texturas para renovar a decoração sem quebra-quebra.
É comum se sentir invadido pela energia da renovação sempre que um novo ano começa.

Ao aprender como escolher papel de parede para sala, você também tem a chance de planejar a renovação de outros ambientes da casa, já que ele é um revestimento bastante versátil.

papel de parede larofi moveis 1


1. COMO ESCOLHER PAPEL DE PAREDE

Atualmente, com os avanços tecnológicos do setor, esse tipo de decoração já pode ser utilizada em todos os ambientes da casa. O que vai diferenciar o uso é o material de que é feito – há papéis de parede de vinil e TNT, próprios para áreas úmidas, por exemplo.
É importante lembrar que também existem tecidos de parede. A principal diferença entre papel e tecido de parede é a manutenção: ele acumula menos pó do que o tecido, o que torna a limpeza muito mais fácil. O acabamento ao toque também é diferente – o tecido tem mais textura do que o papel.

2. ONDE COLOCAR PAPEL DE PAREDE NA SALA

Há alguns anos, o comum na decoração de interiores era escolher apenas uma parede para receber uma cor vibrante e ser o destaque do ambiente. Hoje, você não precisa ficar em dúvida sobre onde colocar papel de parede na sala. A resposta é simples: na sala inteira.
O cuidado que se deve tomar é relacionado a estampas, para que o ambiente não fique com aspecto pesado. Se quiser um papel de parede estampado, experimente colocá-lo em apenas uma das paredes. É importante que a parede esteja bem preparada para a aplicação – precisa estar bem lisa e com uma demão de tinta para que o papel de parede fique perfeito.

papel de parede larofi moveis 2

3. QUAL O MELHOR PAPEL DE PAREDE PARA SALA

Como já mencionamos, a decisão sobre textura, estampas e materiais do papel de parede depende do gosto dos moradores. Para definir qual o melhor papel de parede para sala, você deve se perguntar: gosto o suficiente desta cor ou estampa para olhar para ela todos os dias durante meses?
Acertar na combinação de cores e estampas pode parecer um grande desafio, aqui algumas opções de paletas de cores que são coringas e podem ajudar quem não faz ideia de por onde começar. São elas:

1) Classic Blue (cor do ano 2020 eleita pela Pantone) e mostarda;
2) Rosa antigo, cinza e branco;
3) Verde folha e rosa antigo.

Indicamos, ainda, o uso de um papel de parede estampado e outro papel liso, que seja em uma das cores que aparece na estampa. Hoje, não há muitas regras, pois quanto mais descombinado, mais original e mais bacana fica. Mas o bom senso e o feeling sempre funcionam, por isso a combinação precisa ficar leve e atraente aos olhos.

4. COMO CALCULAR A METRAGEM

Assim como outros tipos de revestimento, a quantidade de papel de parede é calculada por metragem, ou seja, é preciso saber o tamanho da área de cobertura em metros quadrados. A diferença é que, no caso do papel, é importante saber a largura e a altura da parede separadamente – não basta ter apenas o valor de metros quadrados.
Isso acontece porque cada rolo de papel tem largura e comprimento distintos, então é preciso prever onde ficarão as emendas na sua parede. Se o papel de parede for estampado, o cálculo deve ser feito para muito mais, pois a perda costuma ser grande para acertar a emenda dos desenhos. No caso dos lisos, o aproveitamento é maior.
Para não errar, peça ajuda na loja especializada onde vai comprar o material. Caso esteja sendo acompanhado por um arquiteto ou designer de interiores, o profissional cuidará de toda essa etapa para você.

papel de parede larofi moveis 3

5. COMO INSTALAR PAPEL DE PAREDE E FAZER A MANUTENÇÃO

Há modelos de papel de parede auto-adesivos e outros que necessitam de cola para a fixação. Caso opte pelo segundo, você vai precisar dos seguintes materiais para instalação:

Balde para diluir a cola
Escada
Fita métrica
Broxa ou rolo de pintura
Tesoura
Estilete
Espátula para corte, de preferência de aço
Pano seco

1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.
2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 0,10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé.
3. Passe cola em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.
4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra.
5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.
6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.

Caso prefira, é possível contratar um profissional ou uma empresa especializada para fazer a instalação para você.
E vale lembrar que o papel de parede é um material delicado, que deve ser limpo a seco, com pano limpo, aspirador de pó ou espanador, sem uso de produtos abrasivos.

logo

Central Larofi: Celmar Salto Móveis Planejados 
Rua Joaquim Nabuco, 338 - Centro 

     Salto      Itu     Porto Feliz 

logo
Image
Image
Image
Image
Image

     Salto      Itu     Porto Feliz 

©2021 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro