Dicas da Larofi

MDF x MDP: Conhecimento é a chave para saber em qual investir

Muito se fala sobre os materiais usados para a confecção de móveis de madeira. Porém, a falta de informação é a maior causadora de dúvidas, problemas e pré-conceitos que simplesmente não deveriam existir. No post dessa semana, o Grupo Larofi explica as principais diferenças entre MDF e MDP, a fim de que você saiba exatamente o que está comprando.

MDF

O "Medium Density Fiberboard" (painel de fibra de média densidade) é um material produzido com fibras de madeira e resina sintética, gerando um resultado bem uniforme em apenas uma camada. As placas de MDF aceitam a usinagem e, por isso, são mais usadas em portas e tampos que nas estruturas, por exemplo.

MDF é indicado para acabamentos usinados, com curvas e recortes

Em outras palavras, o MDF é mais indicado em peças que precisam de um acabamento arredondado, curvo ou com algum tipo de rebaixo. Também é próprio para pinturas.

 

MDP

Já o "Medium Density Particleboard" (painel de partícula de média densidade) é uma chapa feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF. É constituído de três camadas, sendo duas mais finas nas superfícies e uma mais grossa no cerne. Essa composição mais robusta faz com que o material seja ideal para compor a estrutura de todos os móveis planejados, pois é mais resistente, suporta mais peso e dificilmente empena, mesmo sendo mais leve que o MDF.

MDP é altamente recomendável para cozinhas devido à sua resistência à umidade

Outro detalhe muito importante é que o MDP é mais resistente à umidade que o MDF, o que o torna altamente recomendável a todos os móveis da cozinha, banheiros, área de serviço e espaço gourmet, principalmente quando em contato com os azulejos.

 

Aglomerado e Compensado

Direto ao ponto: MDF e MDP são e nada tem a ver com aglomerados ou compensados. Não tem comparação. Enquanto os primeiros são produzidos a partir do que há de melhor em tecnologia, aglomerados e compensados são de baixa qualidade e ainda são utilizados por empresas que visam baratear seu produto. O resultado a médio prazo é a durabilidade do móvel. Fique atento!

 

Projeto profissional

Procure sempre um profissional que entenda essa diferença e saiba aplicar o MDF e o MDP de acordo com a necessidade. A aplicação consciente resulta num valor mais acessível ao seu projeto, pois o MDP é mais barato, devido ao seu custo menor de produção industrial. Fica a dica: aplicar o MDP em todas as estruturas e usar o MDF somente para acabamentos específicos, gera a melhor relação custo/benefício, além de proporcionar mais durabilidade e resistência.

E aí? Já entendeu as principais diferenças entre MDF e MDP? Está pronto para investir em móveis lindos e duráveis, ideias para toda a sua família? Conte pra gente o que achou dessas informações e, caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato. Ficaremos felizes em conversar com você. Até o próximo post!

logo

Central Larofi: Celmar Salto Móveis Planejados 
Rua Joaquim Nabuco, 338 - Centro 

     Salto      Itu     Porto Feliz 

logo
Image
Image
Image
Image
Image

     Salto      Itu     Porto Feliz 

©2021 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro